A educação no lar católico
Quando se fala em educação dos filhos, pensa-se em muitos aspectos: estrutura escolar, diplomas, provas, vestibular. Mas existem questões primordiais que vão muito além do fim utilitário do estudo.
Para nossa família, a pergunta chave da educação sempre foi: que seres humanos queremos que nossos filhos se tornem? Então, pensamos em como faríamos para oferecer a eles uma educação realmente integral e criá-los como pessoas completas. O homeschooling, ou educação domiciliar, tem nos permitido pensar na educação como a ferramenta para o crescimento não somente acadêmico, mas também, e acima de tudo, moral e espiritual de nossas crianças.
Por meio de bons métodos e materiais, livres da baixa qualidade e das amarras ideológicas do sistema de ensino atual, e respeitando suas individualidades, aos poucos vemos florescer em cada um deles variadas aptidões, ao mesmo tempo em que instila-se neles o amor pelo conhecimento e pela verdade.
Assim, no seio do nosso lar, temos também a possibilidade de fortalecer as crianças na fé e prepará-las para enfrentar com firmeza o mundo lá fora. Tomar essa responsabilidade para nós mesmos nos exige bastante: a mãe precisa estar sempre presente, renunciando ao trabalho fora de casa e assumindo o papel de educadora em tempo integral. O pai sacrifica-se para que não falte nada em casa e ambos devem estudar constantemente para guiar os estudos dos filhos. Precisamos preencher as lacunas de nossa própria formação e estar em sintonia quanto aos objetivos educacionais que queremos atingir.
Mas, ainda que seja sacrificado, não haveria oportunidade melhor para nós, como pais, de nos aprimorarmos continuamente e crescermos junto com nossos filhos. É na rotina de ensino que também nós aprendemos sobre muitos assuntos, mas especialmente sobre nossos filhos, e temos o privilégio de acompanhar de muito perto seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Criamos laços mais estreitos e trilhamos juntos, no cotidiano de estudos e conversas, um caminho que busca e visa à santidade. Acreditamos ser essa uma verdadeira educação para o Céu.
Texto por Lorena Leandro, Paróquia São Paulo Apóstolo